Jornal da Globo: Poesia japonesa

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Mensagem por Haruhi Yakuza em Qui 19 Jun 2008, 05:00

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no lugar de dizer. Sem título, sem rima. Em poucas palavras, uma
fotografia de um instante. O haikai é o tema da quarta reportagem da
série Olhar Japonês.


As lembranças que o vento traz
Me sinto tão só
Da síntese vem a força da poesia tradicional japonesa. Que, quatro
séculos depois de ganhar forma, virou assunto de sala de aula no
Brasil.
O haikai no original japonês é quase uma fórmula matemática: Três versos de cinco, sete, e cinco sílabas.
“É esse desafio de conseguir colocar em 17 sílabas muita coisa,
muito significado, muito sentimento", diz Mika Yagura, estudante.
Quando as palavras certas se encontram, dá orgulho.
"Fazer essa síntese envolve essa simplicidade que o japonês tem. Então,
me sinto feliz, talvez até honrada de estar aprendendo a pensar como
japonês", fala Thais Froes, estudante.
Apenas estando aqui,
Estou aqui,
E a neve cai
Kobayashi Issa
"O haikai é um poema da sugestão, você sugere, não diz. E isso
na verdade é uma essência da arte japonesa”, jô takahashi, Fundação
Japão.
Para escrever um haikai, é preciso abrir mão de expressar
diretamente os sentimentos. Amor, alegria, tristeza nunca aparecem com
essas palavras. São os elementos da natureza que simbolizam o estado de
espírito. O ciclo das quatro estações lembra que nada é para sempre,
tudo tem um fim. Assim é o haikai:
Breve e sutil,
Do outono ao verão,
Como a vida.
A referência a uma das quatro estações, que no Japão são bem definidas, é indispensável no haikai tradicional.
A flor de cerejeira, ou sakura, símbolo do país, é uma das palavras que sugerem primavera.
"A cerejeira floresce de uma forma, digamos, muito rápida e
também as flores perecem num período muito curto, isso tem um sentido,
da necessidade, por exemplo, das pessoas fazerem o melhor naquele tempo
que é concedido", analisa Minoru Naruto, professor de arquitetura.
Flores de cerejeira no céu escuro
E entre elas a melancolia
Quase a florir
Matsuo Bashô
Com haikais como este, Matsuo Bashô, se tornou o grande nome da poesia japonesa.
No século 17, Bashô uniu o haikai ao pensamento zen.
Ensinamentos budistas, como viver o presente, buscar a essência e
valorizar a contemplação também estão presentes no haikai.
"Você fica contemplando a natureza e de repente as coisas se
equilibram dentro de você de tal forma, que o haikai vem, te acontece,
como o piscar de um vagalume”, diz Alice Ruiz, escritora.
Engano amigo
Tenho a impressão
Que a lua vem comigo
Alice Ruiz
Há 40 anos, a escritora Alice Ruiz faz do haikai uma prática zen. E ensina os segredos da poesia japonesa.
"Não intelectualizar, isto é, não colocar teu pensamento sobre
as coisas, mas procurar fazer um registro do que está sendo visto",
explica Alice Ruiz.
A concisão do haikai, que desembarcou no Brasil com os primeiros imigrantes, conquistou os modernistas, como Oswald de Andrade.
O mar urrava
como um fauno
após o coito
Oswald de Andrade
Guilherme de Almeida gerou polêmica ao acrescentar título e rima ao poema.
O pensamento
O ar. A folha. A fuga.
No lago, um círculo vago.

No rosto, uma ruga.
Guilherme de Almeida
Quebrando regras, os poetas brasileiros tropicalizaram a poesia
japonesa. A marca de Paulo Leminski, um dos maiores entusiastas do
haikai, era a irreverência.
Confira
Tudo que respira
Conspira
Paulo Leminski
É de Millôr Fernandes um haikai de despedida.
Passeio aflito,
Tantos amigos
Já granito
Millôr Fernandes
Profundo e conciso, o haikai se renova no ritmo acelerado do mundo.
"Nós vivemos um tempo sem tempo, nós não temos mais tempo pra
nada. O que precisamos aprender é dizer o suficiente em poucas
palavras, que é exatamente o que o haikai nos ensina", avalia Alice
Ruiz.


Veja a reportagem
Haruhi Yakuza
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